Uma Conversa Franca Sobre Relacionamentos Interpessoais

 

O relacionamento interpessoal é a necessidade mais antiga de toda a humanidade, em todos oscontexto imaginavéis da humanidade o relacionamento entre as pessoas é uma obrigação. Esses relacionamentos são integrados por diversas características, personalidade, disposições de humor, afetos e emoções, afinidades e a própria agressivdade.

No atual contexto da civilização foram desenvolvidos diversos modelos de relacionamento influenciados pela religião, pela cultural e tradição ou pelo funcionamento de mercado - por exemplo se constituiu um segmento de produtos caracterizados pelo ensino da "etiqueta", normas de convivência, habitação e comportamento em contextos sofisticados.

Apesar de todos os esforços em minimizar os efeitos negativos do relacionamento humano é indispensável reconhecer que a sociedade é permeada pela insatisfação e descontentamento com o comportamento dos outros - esse caráter constituicional do conflito humano é o responsável pelas guerras e confrontos violentos entre uma população, um país ou pequenos grupos.

Adotar modelos de relacionamento e definir expectativas é certamente o primeiro passo para se frustar, o funcionamento humano, ao mesmo tempo, é caracterizado pela espontaneadade e cofluência com normas e objetivos individualmente selecionados. Dessa forma é possível que duas pessoas habitem o mesmo contexto histórico com perspectivas de futuro e concepções da realidade totalmente distintas.

O único modelo de controle do comportamento encontrado reside na coersão, que utiliza como principal ferramenta o medo em seus diversos formatos. A religião se apropriou desse mecanismo durante séculos até a falência desse sistema com a ascensão do modelo burguês capitalista.

Dito isso, fica o adendo, relacionamentos interpessoais sempre serão um desafio, não trata-se de encontrar uma solução para submeter o outro à um modelo idealizado de sociedade, mas encontrar modos que possibilitem a coexistência simultânea dos elementos, garantindo que todos terão seus respectivos direitos civis a sobrevivência e desenvolvimento.

Comentários

Postagens mais visitadas