Política Brasileira: A Eterna Repetição da Exploração?


De maneira sucinta, tudo que é praticado no campo político insititucionalizado - os parlamentos e congressos - buscam um correlato no social que representa. Dessa forma que o político encontra fundamentos para sua atuação pública, reconhecendo um indivíduo ou grupo que pensaria ou agiria conforme sua atuação.

No Brasil esse funcionamento é particularmente observado ao constatar os representantes dos movimentos sociais, através da articulação pública desses indíviduos que os projetos de assistência e combate às desigualdades que é possível a consolidação de uma luta em atividades organizadas.

Para a conquista de uma vida cotidiana plena é importante a participação política efetiva! Não adianta reclamar da realidade que te cerca se você não mobilizar as ferramentas do seu entorno na busca por melhores condições de vida.

Não é sobre filiar-se à um partido político, antes disso, é reconhecer que a fundação de um partido político é consequência do surgimento de um ideal articulado na esfera pública. Enquanto os sindicatos estão comprometidos com uma atividade específica (trabalho), os partidos políticos estão preocupados com a materialização de uma mobilização em diversas esferas sociais (educação, gestão de recursos, produção de modelos econômicos, assistência social etc)

Atualmente, o cenário contemporâneo impõe a sensação de que não existe alternativas na esfera política que estejam dispostos a engajar lutas políticas, defender o interesse dos indivíduos que vivem no dia-a-dia parece ter se tornado uma utopia. Nesse sentido que se propõe é o convite à participação ativa na construção da equipe responsável em construir a equipe que vai representar o seu desejo para o futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas