Descanso em Tempos de Intensivo Trabalho
Atualmente o trabalho é a principal fonte de subsistência e autorealização que o ser humano possui para torar realidade suas visões de mundo e construir um presente confortável. Antigamente o trabalho era pouco regulamentado, o que tornava essa atividade algo sem uma definição formal e consequentemente sem imposição dos limites do adquado e inadequado. Um exemplo disso eram as jornadas de 12 horas na época da industrialização europeia e da escravidão no período colonial do Brasil.
Recentemente o trabalho tem sido uma atividade regulamentada pelo estado através da consolidação das leis trabalhistas e outros projetos de lei que determinam o valor mínimo do trabalho, as normas e diretrizes dos equipamentos de trabalho e definem a negociação dos salários e benefícios. Qual a importância disso para nossa saúde mental? Nas circunstâncias atuais, pouca ou nenhuma. Em consonância com a CLT a declaração do direitos humanos também é um instrumento jurídico que determina as condições e critérios para definir a atividade do trabalho regular e digno, entretanto na prática elas são improdutivas.
Nesse contexto existem ativismos políticos e sociais que visam a mobilização de uma quantidade significativa de trabalhadores afim de obter direitos trabalhista cada vez mais confortavéis e geradores de ambientes sustentavéis para o meio ambiente, para a saúde do colaboradores e para reparação social do bem-estar.
Através da organização para reenvindicação orientada é possível a obtenção de novos recursos para o desenvolvimento coletivo da sociedade e combaer os efeitos degenerativos do trabalho e o stress crônico dessa atividade na modalidade CLT. Participar ativamente desses movimentos é critério sem o qual não existiram alternativas para o futuro da reenvidicação dos trabalhadores, em um horizonte no qual apresenta o retrocesso da atividade do trabalho em um modelo escravista e indigno.
Refletir acerca do futuro é indispensáel para qualquer ação presente e a construção de um ambiente de trabalho humanamente sustentável depende da colaboração de todos.
Comentários
Postar um comentário